domingo, 22 de agosto de 2010

O Globo: Abuso na indicação de implantes


O Globo: O senhor diz que no ano passado foram realizados mais de 130 mil implantes dentários no Brasil. Como esses números foram obtidos? Qual é a fonte dessa pesquisa?

Dr. Luciano: Infelizmente, não existem estatísticas oficiais a respeito do número de implantes dentários anualmente utilizados no Brasil. Entretanto, segundo dados de 2009 da ABIMO, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, cerca de 800 mil implantes  são consumidos por ano no país, além de 2,4 milhões de acessórios e componentes protéticos. Seriam mais de 2000 implantes por dia, considerando 365 dias por ano, ou 70 mil unidades por mês. A indústria nacional atende 90% deste mercado.
O Globo: Esse número pode ser considerado alto?
Dr. Luciano: Sim. Se considerarmos o numero de cirurgiões dentistas autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia para realização deste procedimento - cirurgiões bucomaxilofacias, periodontistas e implantodontistas. Existem cerca de 16.000 desses profissionais em todo o Brasil, significando dizer que cada um deles instalaria ao menos 50 implantes por ano, não importando em que região ele trabalhe ou o número de atendimentos que faça rotineiramente. Sabemos, por outro lado, que estados como RJ, SP e MG respondem juntos por mais da metade da concentração de dentistas no territorio nacional, o que nos remeteria a uma reflexão interessante: a realização desta alternativa terapêutica, ao menos nestes estados, pode estar sendo sobrevalorizada.
O Globo: O senhor diz que há um abuso no procedimento de implantes no Brasil. Por que isso ocorre? 
Dr. Luciano: Coordeno atualmente os cursos de  pós-graduação em implantodontia do Instituto de Odontologia da PUC-Rio. Por sermos uma unidade de referência na área, recebemos um grande número de pacientes oriundos das mais diversas regiões e estratos sociais. Dois aspectos são comuns  a muitos dos que nos procuram:  a presença de implantes fixados inadequadamente, sem um correto planejamento reabilitador, e a extração prematura de dentes. É claro que poderíamos atribuir tais achados a muitos fatores, mas talvez os mais relevantes fossem o despreparo profissional e o grande volume de informações deturpadas, facilmente disponíveis a este respeito, que chegam aos ouvidos da população. Infelizmente, muitos dentistas acreditam que os dentes são menos previsíveis que implantes a longo prazo, o que não é verdade. Por tratarem-se de orgãos de alta complexidade, ao substituirmos dentes por implantes estaremos abrindo mão de funções dentárias importantes como, por exemplo, a propriocepção (capacidade de identificação de estímulos a partir das fibras do  ligamento periodontal) . Em hipótese alguma deveriamos comparar implantes  a dentes, já que os primeiros são próteses desenvolvidas para cumprir parte das funções atribuídas aos últimos. 
O Globo: O que pode ser feito para evitar esse abuso?
Dr. Luciano: A informação é sempre a melhor saída. Entretanto, o tempo tem nos mostrado que ela por si não basta. Sua qualidade, confiabilidade e relevância parecem ser o diferencial que deveríamos buscar. Quanto à atuação do cirurgião dentista, cabem às Universidades e demais entidades de ensino o compromisso com a formação de profissionais éticos e capazes de tomar decisões de forma criteriosa.
O Globo: O que são implantes dentários? 
Dr. Luciano: Implantes dentários correspondem a pequenos parafusos, medindo entre 8 mm a 15 mm, fabricados a partir de ligas de titânio e que, uma vez instalados nos ossos maxilares, são capazes de suportar os esforços mastigatórios. Na prática, correspondem a próteses  metálicas intra-ósseas, altamente biocompatíveis, utilizadas para substituir as raízes de dentes perdidos.

O Globo: Quando eles devem ser indicados? 
Dr. Luciano: Sempre que houver a necessidade da reposição de dentes perdidos pode haver uma opção por esta alternativa de tratamento. Entretanto, sua correta indicação irá depender de uma análise criteriosa das condições locais e sistêmicas do paciente. Vale ressaltar que alguns estudos clínicos de média e longa duração demonstraram que  dentes, ainda que cariados ou abalados periodontalmente, podem apresentar uma sobrevida tão ou mais longa que implantes. Recentemente, o prof. Ricardo Fischer, Titular da disciplina de  Periodontia da UERJ e uma das grandes referências da especialidade no Brasil, tem ressaltado em suas conferências a importância de estabelecermos critérios para a substituição de dentes por implantes. Já em 2000, o respeitado prof. Jan Lindhe, da Universidade de Gotemburgo, dizia que na Europa extraiam-se muitos dentes desnecessariamente e que essa idéia de que implantes são melhores que dentes seria uma inversão da lógica. Nos Brasil, não temos esses dados, mas é provável que a situação esteja se repetindo.
      
O Globo: Quais são as contra-indicações?
Dr. Luciano: Como qualquer outra intervenção cirúrgica, a implantodontia deve ser realizada respeitando-se um protocolo que começa na primeira consulta, com a coleta de informações relativas à saúde do paciente, e termina com a apresentação e discussão do plano de tratamento proposto à realização do caso. De posse destas informações e após considerar um grande número de variáveis como idade, doenças pré-existentes, fumo, padrão mastigatório, história médica etc., o profissional poderá definir qual caminho seguir. Classicamente, condições como irradiações e quimioterapias recentes; relatos de alergia ao titânio; uso continuado de bifosfonatos; diabetes mal controlado; doenças ósseas severas e outras manifestações sistêmicas importantes podem limitar a utilização de implantes odontológicos.      

O Globo: Quais são os tipos de implantes mais usados hoje?  
Dr. Luciano: Sem dúvida alguma os implantes mais utilizados em todo o mundo são do tipo osseointegráveis, feitos de titânio. São peças idealizadas e confeccionadas para  permitir a adaptação e remodelação óssea ou seu redor de forma fisiológica e contínua. Estudos clínicos longitudinais iniciados na Suécia ao final da década de 60 e mantidos até meados dos anos 80 trouxeram dados muito favoráveis a esta técnica. Nos últimos 20 anos, a implantodontia mundial, calçada nestes achados, conquistou avanços importantes como a diminuição dos intervalos de cicatrização e consequente encurtamento do tempo de tratamento. 
O Globo: Quais são os melhores e os mais seguros?
Dr. Luciano: Difícil dizer quais seriam os melhores implantes da atualidade, pois estes dados também não estão disponíveis de forma clara. Sabemos que o desenho cilíndrico, contendo um   espiralado em seu corpo e elaborado inicialmente pela equipe do Prof.Branemark, há mais de 40 anos, é o que apresenta  as  melhores taxas de sucesso. Entretanto, este projeto tem sofrido modificações de forma muito frequente, embora nem sempre adequadamente comprovadas, mas que tornam difíceis a comparação entre marcas ou modelos distintos. Nossa sugestão é para tanto dentistas quanto pacientes procurarem sempre por tecnologias cientificamente testadas e aprovadas.

O Globo: Qual é a durabilidade dos implantes? 
Dr. Luciano: Existem dados clínicos comprovando eficácia e segurança de implantes osseointegráveis por mais de 40 anos. Alguns milhões de unidades são anualmente  instaladas em todo o mundo, de maneira que não seria exagero afirmar que representam, quando bem indicados, uma alternativa bastante segura e duradoura de tratamento.Por outro lado, sua utilização não isenta o paciente de cuidados e riscos às infecções comuns relativas à  cavidade oral.  
O Globo: Qual é o preço médio de um implante dentário hoje? 
Dr. Luciano: A precificação deste tratamento pode conter altíssima variabilidade. Isto acontece porque a complexidade do caso irá determinar os custos envolvidos. Muitas vezes, a colocação de um único implante pode envolver diversos procedimentos como cirurgias plásticas gengivais, enxertos ósseos, próteses especiais e, principalmente, tempo. Ao contrário do que temos acompanhado nas TVs e outras mídias, a grande maioria dos casos de edentulismo com indicação para receber implantes não deveriam ser realizados de forma imediata. A prática de abreviação dos intervalos de tratamento encontra indicações precisas e traz consigo taxas de sucesso menores que as obtidas usualmente. A título de ilustração, um  único dente implantado pode representar custos de R$2.500,00 a R$ 20.000,00, dependendo das etapas que deverão ser realizadas para se alcançar o resultado esperado.
O Globo: O que pode ser feito para baratear esse tratamento, sem perder a qualidade?
Dr. Luciano: Políticas públicas de longo prazo, baseadas em prevenção, serão sempre mais baratas e eficazes do que alternativas protéticas como a implantodontia. Entretanto, como forma de oferecer este tratamento em bases populacionais, podemos citar a experiência sueca, que ainda na década de 70, utilizava um número reduzido de implantes para suportar todos os dentes mandibulares, minimizando custos. Esta alternativa mostrou-se altamente confiável e eficiente, tendo sido adotada pelo governo local como mais uma forma de combate ao edentulismo total e todo o impacto social que esta condição representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

artigos (25) implantes (16) noticias (16) dental implant (14) dental implants (11) edcont (11) opiniao (11) grupodeestudos (10) Luciano oliveira (8) odontologia (8) utilidades (7) dental surgery (6) enxerto ósseo (6) banco de ossos (5) carga imediata (5) reconstrução óssea guiada (5) tooth loss (5) transplante ósseo (5) bone loss (4) cirurgia (4) dentista (4) diabetes (4) entrevistas (4) enxertos (4) osseointegration (4) periodontia (4) periodontite (4) produtos (4) apinhamento dentário (3) autor (3) banco dbone augmentation (3) bone augmenation (3) cirurgia avançada (3) doença periodontal (3) implantes dentarios (3) implantodontia (3) periodontics (3) piadas (3) regeneração óssea guiada (3) rio de janeiro (3) tecnica (3) ABTO (2) BIAS (2) PRP (2) aap (2) aesculap academia (2) anti-hipertensivo (2) atualização (2) banco de tecidos (2) banguela (2) beagles (2) big mouth (2) blog (2) bmp-2 (2) bocão (2) bone augmentation (2) bone contact (2) bone management (2) brasil (2) congressos (2) curso (2) dentes (2) dentistas (2) enxerto osseo (2) glicemia (2) homologo (2) immediate load (2) implantes dentários (2) iopuc (2) osseous regeneration (2) placa (2) puc-rj (2) reconstrução tecidual (2) sorriso (2) teflon (2) AAK (1) ATM (1) Aesculap Academy (1) Brazilian dental implant (1) DNA (1) HUPE (1) Karolinska (1) PTFE (1) PhD (1) SBD (1) URL (1) acidente (1) allografts (1) american acedemy (1) amor (1) aquecimento ósseo (1) aziz (1) aço (1) biofilme (1) biomaterial (1) bisturi (1) boca (1) boca aberta (1) boca seca (1) branemark (1) brazil (1) calor (1) caries (1) carlos marcelo figueredo (1) caso-controle (1) chlorhexidine (1) choque (1) cirurgia guiada (1) cncdo (1) codigo (1) colapso oclusal (1) colgate (1) colisão (1) concurso publico (1) consultorio (1) controle glicêmico (1) convidados (1) coortes (1) correção ortodôntica (1) cpi (1) crianças (1) código de ética (1) dentadura (1) dental (1) dental floss (1) dental hygiene (1) dental plaque (1) dente quebrado (1) dentistry (1) dentists (1) deputados (1) diabetico (1) droliv (1) editorial (1) educação a distância (1) enxertos homólogos (1) enxertos ósseos (1) escola de saude (1) escovação (1) estudos randomizados (1) estudos transversais (1) estética dental (1) evidência cientíifica (1) exert osseo dentario (1) exerto (1) fail implant (1) falhas implantares (1) fio dental (1) flúor (1) futebol (1) fórum (1) gengivas (1) gengivite (1) gingivitis (1) gore-tex (1) grupo de estudos (1) hands on (1) heat stress (1) higiene oral (1) hipertensão (1) hipoglicemia (1) human bone bank (1) imersão (1) implant (1) implant dentistry (1) implant stability (1) implant surface (1) implante dentário (1) implante imediato (1) implantology (1) inflamação (1) inflammation (1) infuse (1) inox (1) insertion torque (1) instrumental (1) instruments (1) into (1) intra-lock (1) longitudinal (1) maloclusion (1) marinha (1) maxila atrófica (1) membrane (1) mercado (1) mouthrinses (1) má oclusão (1) oclusão (1) odonto por amor (1) onlay graft (1) opinião (1) oral (1) oral hygiene (1) ortodontia (1) osseointegração (1) osso homologo (1) osso homólogo (1) osteotomia (1) papila incisiva (1) perda dentaria (1) perda dentária (1) periodontal (1) periodontitis (1) periodontology (1) plastic surgery (1) prevalencia (1) prevenção (1) primary stability (1) protese dentaria (1) protese dentária (1) protocolo (1) prova (1) puc (1) puc-rio (1) pós-graduação (1) qr code (1) regeneração ossea (1) respirador bucal (1) ressective surgery (1) retração gengival (1) ricardo fischer (1) sangramento gengival (1) saude (1) saúde bucal (1) saúde pública (1) science (1) sociedade diabetes (1) sorrisos (1) sport accident (1) superdentista (1) são paulo (1) tapa-olhos (1) terceira idade (1) tissue augmentation (1) tomografia computadorizada (1) transplante (1) transplante homólogo (1) uerj (1) ulceração (1) vertical ridge (1) video (1) video youtube (1) work-shops (1) ética (1)