Para abordar metas comuns para a melhoria da saúde bucal, devem ser estabelecidas e apoiadas parcerias e alianças entre profissionais da área da saúde bucal, da área da saúde geral e de organizações de saúde pública, bem como grupos de empresas e de serviço social.
As necessidades de saúde bucal da população devem ser abordadas de maneira agressiva através de medidas preventivas como fluoretação e aplicação de selantes; esforços educacionais dirigidos à prevenção de doenças que representam risco à vida, como o câncer bucal; programas dirigidos para populações com necessidades especiais; programas de financiamento e reembolso, especialmente para indivíduos de baixa renda; bases de dados para monitorar e ajudar a prever as necessidades de saúde bucal da população, doença e padrões de comportamento de doença e de estilo de vida.
Com a ajuda do aumento de recursos, a interação entre pesquisa e educação deve ser fortalecida, e novas abordagens que facilitam a transferência do conhecimento científico emergente para a prática clínica, como o uso de sessões em televisão e CD-ROMs, devem ser implantados.
Esforços devem ser feitos para recrutar e reter indivíduos nas carreiras relacionadas à odontologia, bem como na pesquisa e educação, e métodos devem ser desenvolvidos para abordar a mobilidade e distribuição da força de trabalho odontológica.
Estratégias devem ser desenvolvidas para abordar as necessidades fiscais da profissão, educação e aspectos de pesquisa da odontologia para superar problemas importantes atualmente enfrentados — como populações mal atendidas com acesso restrito à assistência — resultantes de programas, instalações e serviços com poucos fundos; instalações sem manutenção devido a fundos insuficientes para modernizá-las; e escassez de professores e pesquisadores essenciais para o desenvolvimento da odontologia.
Uma organização formal com membros de várias associações odontológicas representando a prática clínica, a educação e a pesquisa devem ser estabelecidas para atender às necessidades de recursos e fundos daqueles que necessitam de serviços odontológicos e daqueles que os fornecem.
Os recursos combinados da profissão odontológica e da indústria odontológica devem ser utilizados, com ênfase no desenvolvimento de iniciativas de colaboração altamente direcionadas ao marketing e as relações públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário