Concordo quando o CRO reprime o cirurgião-dentista que ao publicar ações de marketing com apelativas fotos de antes e depois,fere seu código de ética. Além de na maior parte das vezes valerem-se de imagens maliciosamente editadas , esse tipo de campanha frequentemente encerra um traço sensacionalista. Se houvesse paralelo na medicina, seria algo do tipo: foto do paciente na cadeira de rodas(antes) e foto do paciente jogando tênis - curado (depois). Até aqui, nenhuma novidade. O interessante é que embora médicos e dentistas devam literalmente jurar respeito à sua ética, o mesmo não vale para as empresas que desenvolvem produtos para o setor. Aliás, como sabido, ética não rima com marketing. Talvez por isso não tenha ficado surpreso ao deparar-me com a recente campanha da Colgate (foto). Por via das dúvidas, fui dar uma conferida no Código de Ética Odontológico e concluí: Antes e Depois, só a Colgate pode.
Vejam:
Seção I do CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO:
DO ANÚNCIO, DA PROPAGANDA e DA PUBLICIDADE
Art. 34 - Constitui infração ética:
Parágrafo XIV – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de expressões antes e
depois.
Vejam:
Seção I do CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICO:
DO ANÚNCIO, DA PROPAGANDA e DA PUBLICIDADE
Art. 34 - Constitui infração ética:
Parágrafo XIV – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de expressões antes e
depois.
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